Integrar, pesquisar e capacitar, correlacionando os estudos científicos com a espiritualidade, independentemente de religião, e alinhando-os com a fé e a saúde global das pessoas.
Essa é a premissa do Programa HOLOS que envolve estudantes de Medicina e funcionários do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), e agora se expande para o H.FOA, onde busca criar um espaço de conscientização e autocuidado, conforme explica Alessandro Orofino, palestrante e idealizador do projeto: “É uma espiritualidade não dogmática, independente, que respeita todas as crenças, mas sem qualquer viés religioso. Estamos alinhando nossos profissionais às melhores práticas mundiais em gestão de saúde com uma abordagem espiritual.” O projeto conta com o apoio de um time clínico de médicos especializados — Dr. Walter, Dra. Marcilene e Dra. Sônia —, o programa visa impactar positivamente a vida dos profissionais e dos pacientes.
O encontro promovido pelo Projeto Holos já tem gerado reflexões e fortalecido a conexão dos profissionais com a sua missão. Camila Alves, enfermeira, destacou: “O evento foi incrível, mostrando que espiritualidade vai muito além de uma crença. A iniciativa vai melhorar o dia a dia dos funcionários, trazendo leveza e sensibilidade no cuidado com os pacientes.”
Para Filipe Bernardo, técnico de enfermagem, o projeto é particularmente relevante no contexto pós-pandemia: “Trazer a espiritualidade como tema para uma roda de conversa mostra que a saúde mental dos funcionários está sendo levada em consideração. Promove o bem-estar individual, um ambiente de trabalho saudável e impacta positivamente o atendimento aos pacientes.”
A psicóloga Thaiany Freitas enfatizou o valor do projeto para a saúde mental dos profissionais: “Eu acredito que ações como essa contribuem para a qualidade de vida dos funcionários, incentivando o autocuidado e autoconhecimento.” Letícia Diniz Vicente, recepcionista da UTI Neonatal, também reforçou a importância da humanização: “Foi essencial para nos ajudar a olhar para o outro como um ser humano completo e não apenas ver a doença.”
Com o apoio do UniFOA e de professores preparados para sustentar a prática, o Projeto Holos representa um marco no compromisso do H.FOA com a excelência no cuidado. Orofino enfatiza: “Com mais serenidade e tranquilidade, o profissional de saúde executa sua missão transcendental de cura. Esse programa fortalece a assistência em doenças complexas e nos processos de luto, tornando o atendimento cada vez mais humanizado.”
O Projeto Holos dá início a uma nova fase no H.FOA, demonstrando que a união entre ciência e espiritualidade pode ser uma poderosa aliada para promover um cuidado integral, inovador e humanizado.
“Acredito que eventos como estes são essenciais e potencializadores na oferta de cuidado mais humanizado aos nossos pacientes, isso faz com o que o H.FOA saia na frente quando o assunto é acolher, humanizar e cuidar”, comentou o psicólogo Renan de Andrade.