A Cirurgia de Hérnias Abdominais é a área médica especializada no tratamento cirúrgico de hérnias que ocorrem na parede abdominal, incluindo hérnias inguinais, umbilicais, incisionais e epigástricas. Essas condições são causadas pelo enfraquecimento ou rompimento dos músculos abdominais, permitindo a protrusão de órgãos ou tecidos, como parte do intestino ou gordura intra-abdominal, através dessas aberturas.
O tratamento cirúrgico envolve a reposição dos órgãos ou tecidos protrusos ao seu local anatômico correto e o reparo da abertura na parede abdominal. O cirurgião pode optar por técnicas tradicionais de cirurgia aberta ou por métodos minimamente invasivos, como a laparoscopia, que proporciona menores incisões, menos dor pós-operatória e recuperação mais rápida. Em muitos casos, utiliza-se uma tela cirúrgica para reforçar a área reparada, reduzindo significativamente o risco de recidiva.
A cirurgia de hérnias tem como objetivo principal aliviar sintomas como dor, desconforto e protrusão visível, além de evitar complicações graves, como o encarceramento da hérnia (quando o órgão fica preso e não pode ser reposicionado) ou o estrangulamento (quando a circulação sanguínea do órgão afetado é interrompida, levando a risco de necrose).
Além do reparo imediato, o cirurgião também orienta o paciente sobre medidas preventivas, como o fortalecimento da musculatura abdominal e o controle de fatores de risco, como obesidade e esforço físico excessivo. Com os avanços nas técnicas cirúrgicas e nos materiais utilizados, a cirurgia de hérnias abdominais apresenta atualmente altos índices de sucesso e recuperação rápida, garantindo uma melhora significativa na qualidade de vida dos pacientes.
H.FOA – Todos os direitos reservados.
R. Dr. Miguel Couto, 70
Bairro Jardim Amália,
Volta Redonda-RJ
*Para ter acesso a todos os recursos disponíveis no UpToDate é preciso que antes você faça seu login na Área Restrita (Sagres) e selecione o serviço desejado no Portal Acadêmico.