Na última quinta-feira, dia 05, o Hospital da Fundação Oswaldo Aranha (H.FOA) sediou mais um encontro do projeto Holos, uma iniciativa criada pela Assessoria da Presidência da FOA, com colaboração dos professores Alessandro Orofino e Max Damas, além dos médicos e professores do curso de Medicina do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA): Walter Luiz, Sônia Moreira Garcia e Marcilene Fonseca.
Com o objetivo de estimular as conexões entre saúde e espiritualidade, o encontro, intitulado “Modernidade, Espiritualidade e Saúde”, foi apresentado pelo Dr. Walter Luiz e contou com a participação de profissionais de diversas áreas do hospital, como enfermeiros, técnicos e psicólogos. O encontro promoveu reflexões sobre as conexões entre saúde e espiritualidade, destacando o impacto dessa abordagem no bem-estar de pacientes e colaboradores.
O projeto busca consolidar uma abordagem que reconheça o ser humano em sua totalidade, considerando aspectos físicos, emocionais e espirituais como partes interligadas do cuidado em saúde. Segundo o Dr. Walter Luiz, “o Holos veio para aproximar e alinhar a importância da compreensão do indivíduo como um ser integral. Esta análise global torna o atendimento, o cuidado e o afeto entre os seres humanos cada vez melhor, mais abrangente, mais amoroso e mais poderoso, com impacto positivo no prol da saúde de todos”.
O encontro também contou com o apoio da equipe de psicologia hospitalar, representada pelos psicólogos Renan de Andrade e Thaiany Freias, que destacaram a relevância do projeto para o H.FOA.
Para Thaiany, “o grupo Holos dentro do hospital vem criando um espaço de olhar para a espiritualidade. Sempre reforçamos nos nossos encontros que pensamos sim nos benefícios que esse projeto pode trazer para nossos pacientes, mas o foco é incentivar o olhar para nossa própria espiritualidade. O objetivo é nos fazer lembrar que somos parte de um todo que está interligado, e que não podemos negligenciar a espiritualidade com parte importante no autocuidado e nos cuidados com nossos pacientes”.
Renan complementa ressaltando o impacto inovador do Holos:
“O espaço fornecido pelo Projeto Holos no Hospital H.FOA é de extrema importância e representa uma inovação quando falamos em saúde e humanização. Ele reforça a ideia de que aqui cuidamos não apenas da saúde física, mas também da saúde mental e emocional de nossos pacientes. Além disso, ao olhar e acolher o que é sagrado para cada paciente, apoiamos suas opiniões, valores e singularidades, promovendo um cuidado ainda mais integral e respeitoso”.
Com o sucesso dos encontros realizados, o Projeto Holos já está programando uma série de atividades para o próximo ano, incluindo palestras, debates e novos momentos de integração. Essa abordagem inovadora promete fortalecer ainda mais o Ecossistema de Saúde e Educação da Fundação Oswaldo Aranha, destacando a espiritualidade como elemento essencial no cuidado integral.